sábado, 12 de abril de 2014

Monocromia

Com apenas uma cor você pode criar desenhos, a técnica consiste em utilizar intensidades numa mesma cor como do mais escuro para o mais claro. Na tinta utilizam juntamente com a cor predominante vamos supor vermelho misturada na cor preta assim ela alcança um tom mais escuro, para claria-la se utiliza a cor vermelha e branca.
 escuro =  vermelho e preto
claro = vermelho e branco


Autora : Satie Kawaguchi, 
feito a óleo 
tamanho: 80 x 100 x 0 cm 
ano: 2009
Mais sobre a Satie Kawaguchi em
http://davincigallery.net/art/artistPage.do?tab=artist&subtab=artist.list&username=satie

Persistência da Memória de Salvador Dali

Sobre o quadro ano 1931, seu tamanho é de 24 cm x 33 cm, feito a tinta óleo e fez parte do movimento artístico surrealista.


Minha Analise 

O surrealista espanhol Salvador Dali utiliza a teoria geral de relatividade de Albert Einstein (o tempo se curva a gravidade), então o que deu a entender foi que o relógio significa a preocupação que temos com o nosso tempo o envelhecer, a obra foi criada a partir e um sonho então a persistência para lembrar de cada detalhe do cenário mais claro la atrás que mesmo assim tem um tom amedrontador por algumas partes serem bem obscuras, sobre as formigas em cima do relógio cor laranja do lado esquerdo talvez simbolize a união diante do caos tendo em vista que tudo esta derretendo indo a baixo. Essa obra vai do entender de cada um, obtendo pontos de vistas diferentes.

esse site também tem uma analise dessa obra
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/02/14/1082019/uma-arte-semana-persistencia-da-memoria-salvador-dali.html

quinta-feira, 27 de março de 2014

"Independência ou Morte"

Quadro de Pedro Américo mostra Dom Pedro I declarando a Independência do Brasil de Portugal, feito a tinta óleo Américo começou a pinta-lo em 1885 e terminou em 1888 nesta mesma época veio ao Brasil. O quadro possui 4,15m de altura por 7,60m de comprimento e se encontra no Museu do Ipiranga em São Paulo.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/a+fantasia+de+pedro+americo+para+a+independencia/n1237770404907.html

Abaporu

Abaporu (seu titulo do tupi-guarani homem que come gente) de Tarsila do Amaral. Considerado simbolo do modernismo brasileiro suas cores lembram a nossa bandeira, com formas exageradamente gigantes como um grande pé e uma grande mão e outra menor como uma pequena cabeça, traz o significado de que a mão e o pé e o valor do trabalho braçal desvalorizando o trabalho mental referente a pequena cabeça.
a pintura possui 85 centímetros de altura e 73 centímetros de largura e se encontra em Buenos Aires (MALBA), na Argentina.
Fonte: http://artedescrita.blogspot.com.br/2012/08/abaporu-de-tarsila-do-amaral.html

sábado, 22 de março de 2014

A Morte de Marat

Marat foi o homem que durante a revolução francesa impulsionou a campanha contra os girondinos (grupo político, representado pela alta burguesia). No dia 13 de julho de 1790 ele foi morto em sua casa. Uma morte que guarda grandes duvidas de como aconteceu. A versão mais conhecida é a que Jacques-Louis David ilustrou: Marat foi esfaqueado durante o banho (lembrei do filme psicose).
Charlotte Corday, uma mulher de 25 anos, veio de Caen - região da Normandia - com a intenção de matar Marat pois aos seus olhos ele era culpado por perseguir os Girondinos.

Fonte: http://lounge.obviousmag.org/olhar_sociocultural/2012/03/la-mort-de-marat---1793.html
   

domingo, 16 de março de 2014

Christopher Wool

Usando uma paleta de cores preto-e-branco, a partir de linhas abstratas desenhadas com uma pistola ou imagens em camadas. Christopher Wool um artista que morou em Nova York nos anos 70 produzia peças inspiradas no movimento punk.



Mais Noticias : http://www.artcritical.com/2014/01/22/christopher-wool-roundtable/
Fonte de fotos: http://multticlique.com.br/blog/good-vibes/christopher-wool-design-punk/

Hiperrealismo chega ao Brasil em Março de 2014

Lindas esculturas umas maiores e outras menores é difícil não se impressionar com as obras de Ron Mueck, feitas de resina, fibra de vidro, silicone entre outros. No cuidado de cada detalhe que faz muita diferença para nós suas escultura impressionam por parecerem reais dando a impressão de que a qualquer momento elas iram se mexer. A moça deitada, a cabeça do homem, a senhora segurando o bebe uma riqueza de detalhes impressionante que Ron Mueck nos trás a cerca de 18 anos. Tendo sua última exposição em Paris, as obras se encontram em Buenos Aires e as datas confirmadas aqui no Brasil são 19 de março e 01 de junho de 2014 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e passarão por São Paulo ainda sem data confirmada.






O escultor Australiano coloca os pelos e cabelos um a um e pela primeira vez ele virá ao Brasil para expor suas obras. 

Fontes: http://gq.globo.com/Cultura/noticia/2013/12/esculturas-hiperrealistas-de-ron-mueck-chegam-ao-brasil-em-marco-de-2014.html
e
http://2veis1.blogspot.com.br/2010/06/esculturas-de-ron-mueck-quase-reais-na.html